Gestão Tributária

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO TRIBUTÁRIA NAS EMPRESAS

A realidade tributária brasileira é notoriamente complexa, sendo um dos componentes do chamado "custo Brasil".Existem dezenas de tributos exigidos em nosso país, entre impostos, taxas e contribuições.

A excessiva carga tributária praticada no Brasil inviabiliza muitas operações e cabe ao administrador tornar possível, em termos de custos, a continuidade de determinados produtos e serviços, num preço compatível com o que o mercado consumidor deseja pagar sem prejuízos financeiros.

Não obstante, há ainda a edição de grande quantidade de normas que regem o sistema tributário, oriundas dos 3 entes tributantes (União, Estados e Municípios).

Além disso, há dezenas de obrigações acessórias que uma empresa deve cumprir para tentar estar em dia com o fisco: arquivos digitais, declarações, formulários, livros, guias, etc.

Se não bastasse este caos, existe ainda o ônus financeiro direto dos tributos, que tomam até 40% do faturamento de uma empresa. Somente o ICMS pode tomar 18%, o IPI, 10%, o PIS e a COFINS, até 9,25%, além do Imposto de Renda, Contribuição Social sobre o Lucro, INSS, FGTS, Contribuição Sindical, IPTU, IPVA, etc.

Uma gestão tributária profissional na empresa privada é uma forma de minimização de custos que oxigene o fluxo de caixa, criando condições favoráveis para a empresa desenvolver novos projetos e alcançar o crescimento.

Portanto, a adoção de uma metodologia de trabalho, de forma regular e planejada, pelo menos dará condições à empresa de buscar nas pessoas envolvidas o melhor de seus conhecimentos e percepções, para enfrentarem o "dilúvio tributário" a que estão sujeitas diariamente.

Nesse contexto a MTR Consultoria Empresarial, através de seu corpo de profissionais altamente capacitados traz a seus clientes soluções inovadoras na busca por otimizar resultados e auxiliar no crescimento seguro e planejado de seus clientes.

Share